Como tratar a Ansiedade na terapia - Uma visão através da Gestalt-Terapia
- Gabriela Santiago
- 17 de dez. de 2023
- 2 min de leitura
Na perspectiva da Gestalt-Terapia, a ansiedade é vista como um fenômeno natural e parte integrante da experiência humana. A abordagem gestáltica não patologiza automaticamente a ansiedade, mas a compreende como um sinal de que algo está fora de equilíbrio na relação organismo-ambiente.
Partindo dessa ideia, a ansiedade é como um alerta de que algo não está fluindo bem entre nós e o mundo ao nosso redor. É como se nosso corpo e mente nos dissessem: "Ei, dê uma olhada aqui!". Em vez de encarar a ansiedade como algo negativo, a Gestalt nos convida a entendê-la como um chamado para olhar para si.
A ansiedade está intimamente ligada a situações não resolvidas, ambíguas ou indefinidas na vida de uma pessoa, podendo ser, por exemplo, traumas, experiências não elaboradas, conversas não finalizadas, relacionamentos inacabados, relações tóxicas, dentre outros... Na Gestalt-Terapia chamamos isso de “gestalts abertas”. A partir disso, o acúmulo de gestalts abertas, ou seja, de experiências inacabadas, gera o quadro de ansiedade.

Quando um cliente traz uma questão ou experiência para a terapia, encorajamos a exploração da gestalt aberta, permitindo que a experiência se desdobre e revele mais informações. Nas sessões de psicoterapia, eu utilizo diversas técnicas para ajudar o cliente a entrar em contato com a gestalt aberta, como questionamentos, experimentações, focalização, ou outras atividades que facilitem a conscientização e a elaboração. O objetivo é promover a compreensão e a integração da experiência, permitindo que a gestalt se feche de maneira mais satisfatória para o cliente.
Importante assinalar que na psicoterapia gestáltica e na forma que eu conduzo a psicoterapia, não focamos apenas em técnicas para aliviar os sintomas, buscamos ir à raiz das questões causadoras das crises de ansiedade. Buscando uma resolução mais efetiva para tal situação.
Durante as sessões de psicoterapia, conduzo o cliente a entrar em contato com as gestalts abertas relacionadas à ansiedade. O objetivo é trazer clareza e compreensão para as situações que podem estar contribuindo para a ansiedade. Isso pode envolver a exploração de emoções, pensamentos e sensações corporais associadas às gestalts abertas.
A terapia gestáltica pode ser uma ferramenta valiosa para ajudar a fechar gestalts, trazendo clareza e resolução para as experiências que podem estar contribuindo para a ansiedade.


