Energia feminina e masculina
- Gabriela Santiago
- 13 de nov. de 2023
- 1 min de leitura
As energias masculinas e femininas, no contexto espiritual e psicológico, não se referem estritamente a características associadas a homens e mulheres, mas a polaridades ou qualidades arquetípicas presentes em todos os indivíduos, independente do gênero.
A energia masculina fala da ação, da racionalidade, da ordem, da assertividade.
A energia feminina fala da nutrição, do recolhimento, da intuição, da pausa, da receptividade.
É notável o movimento contemporâneo dedicado à cura do feminino, e dentro de uma sociedade patriarcal em que historicamente as características do aspecto masculino são exaltadas, estes movimentos são JUSTOS e NECESSÁRIOS.
Porém, a busca pela cura do feminino começa na percepção da distorção no masculino. Estou falando aqui de uma busca excessiva por produção e resultados, rigidez, controle e racionalidade exagerado, exaustão, entre outros…
Diante da minha prática como terapeuta, vejo o quanto é importante entrar em contato com estas distorções (carregadas de crenças, padrões e muitas emoções densas) para assim haver abertura para a real cura do feminino. Ambas as energias andam juntas, não se cura uma sem a outra, e vice-versa. É uma dança sincrônica em direção à integração.
Assim, a verdadeira transformação emerge quando compreendemos que a cura do feminino e do masculino é uma jornada coletiva em direção à harmonia e equilíbrio. Que possamos abraçar essa dança sagrada, promovendo a aceitação e a integração de ambas as energias dentro de nós, guiando-nos para um estado de plenitude e autenticidade.



