Para que se autoconhecer?
- Gabriela Santiago
- 13 de nov. de 2023
- 1 min de leitura
Atualizado: 17 de nov. de 2023
O autoconhecimento é um processo de reflexão profunda sobre quem você é, sobre as suas experiências de vida e também a compreensão de como esses elementos influenciam no seu modo de ser no mundo e nas suas decisões hoje.
Quando adentramos em nosso interior passamos a perceber crenças, padrões comportamentais, rótulos que nos limitam, nos invadem e interferem na forma como nos relacionamos com o mundo e como fazemos as nossas escolhas.
Trazer esses padrões para a consciência, compreender a sua origem e o porquê eles estão aí, é o início de uma jornada de desconstrução e de muita ressignificação. Diante disso, se abre um caminho para entrar em contato com partes infantis e reprimidas (muitas vezes carregadas de dor, culpa, tristeza, medo ou raiva) que não foram devidamente olhadas e amparadas, mas que ainda atuam nas nossas vidas através de comportamentos inconscientes, sintomas físicos e psicológicos.
Qualquer pessoa que já passou por um processo de autoconhecimento consistente sabe essa jornada não é só flores. Quando levada a sério, a busca interior também requer coragem em percorrer lugares frágeis, medonhos e doídos.
Porém, afirmo que o processo de autoconhecimento é um caminho para a maturidade, e a recompensa é certeira. A partir dessa dança interior, desbloqueamos e ressignificamos padrões e limitações que nos impedem de viver uma vida realizada. No fim, o nosso objetivo de caminhar por essa jornada é viver uma vida mais consciente, satisfatória, realizada e feliz.



